Como avaliar soluções interativas

 Soluções interativas-como avaliar



 As soluções interativas de realidade virtual têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador interagindo num ambiente que não é real.

Estas soluções necessitam de ser avaliadas, nomeadamente nos aspetos tecnológicos, psicológicos e sociais.

Referente ao nível tecnológico, temos de ter em atenção ao funcionamento dos periféricos que proporcionarão a experiência interactiva do utilizador. Também e de considerar a qualidade gráfica do ambiente virtual e o realismo, partes importantes da interactividade, pois dão um grande contributo para a imersão do utilizador na realidade virtual. O som envolvido no ambiente é mais um contributo para essa experiência e é mais um aspecto a ter em consideração.

Em termos da psicologia, é de referir a intensidade das várias sensações que o utilizador pode pressentir durante o período de tempo em que o utilizador está imerso na realidade virtual em que trabalha/desfruta.

Relativamente à questão social, a questão ética do problema é o que se deve considerar. O problema ético estende-se desde o objectivo da própria criação do ambiente até a sua necessidade e importância. O balanço entre os benefícios e os riscos do progresso de projetos sobre este tema.



Desta forma, para avaliar estas soluções interativas, de uma forma mais completa e objectiva, analisam-se as seguintes características:

  • Funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia*;
    • Se os dispositivos periféricos funcionam correctamente e se se adaptam ao utilizador.
  • Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizador;
    • Se o ambiente virtual parece real, a todos os sentidos.
  • Contributo para a imersão do utilizador;
    • Se ajuda o utilizador a ter outra percepção que não a realidade, ou seja, se elimina todos ou quase todos os factores exteriores e permite ao utilizador que tenha a sensação que o mundo virtual e na verdade o mundo real, se dá ao utilizador a sensação de que este controla o que se passa.
  • Utilização adequada das cores;
    • Se as cores usadas estão correctas, se as sombras parecem reias, etc…
  • Aspectos visuais;
  • Qualidade adequada do som;
    • Se o som parece real, se está isento de ruídos, se dá ao utilizador a percepção de se encontrar noutro local.
  • Qualidade da estimulação táctil e da percepção da força;
    • Se a solução interactiva dá ao utilizador uma percepção de esforço e se lê todos os movimentos ou todas as ordens que este faz.
  • Funcionamento e objectivos da simulação;
    • Se a simulação cumpre os seus objectivos, e se o faz correctamente.
  • Outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.

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